António Costa chamou um engenheiro de minas para relançar a economia portuguesa. Líder da Partex, vendida pela Gulbenkian, quem é António Costa Silva?
Um homem pragmático, de pés no chão – o mesmo chão para onde olha para lançar a modernização da economia portuguesa -, um independente, sem simpatias partidárias conhecidas, que lidera a empresa que já foi a galinha dos ovos de ouro da Gulbenkian, a Partex, vendida no ano passado. Há quem lhe chame um “homem do petronegócio” e os partidos já vieram dizer que conversas só com ministros. António Costa Silva é o nome escolhido pelo primeiro-ministro para coordenar o Programa de Recuperação Económica.
A ideia do engenheiro de minas chamado pelo governo para ajudar a preparar um plano para atirar a economia para cima começa por baixo. Passa por sondar o fundo de Portugal, encontrar recursos numa das maiores zonas económicas exclusivas do mundo, e com eles criar elos nas cadeias de valor e ligações globais, às quais não são alheios os portos nacionais – desde logo, Sines, em expansão ao longo dos próximos anos, e visto como futura porta de entrada do gás natural na Europa. Passa ainda por revolver a terra, estender a fibra ótica a todo o país, qualificar estradas, mexer no abastecimento da água, reforçar o SNS ou capacitar as PME na transição digital, como referiu à RTP em entrevista do último domingo.
Leia mais em Dinheiro Vivo.