Início » Dois voos vão repatriar europeus em duas ilhas de Cabo Verde

Dois voos vão repatriar europeus em duas ilhas de Cabo Verde

As ilhas cabo-verdianas de Santiago e de São Vicente recebem nos próximos dias dois voos comerciais de repatriamento de cidadãos europeus, retidos devido à pandemia de covid-19, segundo informações divulgadas pelas embaixadas de Portugal e de Espanha na Praia.

Uma mensagem da Embaixada de Espanha informa “espanhóis e residentes em Espanha”, atualmente retidos em Cabo Verde, “da possibilidade de regresso à União Europeia exclusivamente da Praia [Santiago] e Mindelo [São Vicente], num voo especial de regresso a Lisboa em 03 de maio e outro para o Luxemburgo em 05 de maio”.

“Se você precisa voltar para Espanha durante o nosso estado de alarme [emergência], estes podem ser os últimos aviões disponíveis”, alerta a mensagem.

Desde 19 de março que Cabo Verde está fechado a voos do exterior, por decisão do Governo, para conter a pandemia de covid-19, que previa apenas a autorização para voos de repatriamento. No entanto, de acordo com informações anteriores divulgadas há cerca de uma semana pelas embaixadas de Portugal e dos Estados Unidos, Cabo Verde não autorizou mais voos de repatriamento até 02 de maio.

Numa outra mensagem, enviada a cidadãos portugueses retidos em Cabo Verde, a secção consular portuguesa na Praia também informa que “Portugal vai realizar um voo de repatriamento” no dia 03 de maio, no percurso São Vicente-Praia-Lisboa, “para pessoas em situação de vulnerabilidade identificada ou que estejam retidas devido a voos cancelados”.

Alerta, contudo, para que os passageiros que embarquem na ilha de São Vicente, norte do arquipélago, “não podem sair” na Praia, tendo em conta as restrições do estado de emergência em vigor na ilha de Santiago.

De acordo com informação do aeroporto de Lisboa, consultada hoje pela Lusa, a transportadora aérea portuguesa TAP realiza no domingo, às 08:00, um voo para Praia, com regresso à capital portuguesa estimado para as 18:55.

Lusa – Cabo Verde

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!