Início Sociedade Covid-19: Alta dos preços da passagem trava viagens de regresso às províncias

Covid-19: Alta dos preços da passagem trava viagens de regresso às províncias

As pessoas pretendiam aproveitar os dois dias (ontem e hoje) concedidos para a circulação inter-provincial, à luz da prorrogação do Estado de Emergência. A equipa de reportagem do Jornal de Angola percorreu algumas paragens de Viana e zonas adjacentes e constatou que algumas bases estavam fechadas e outras trabalhavam de forma desordenada.

Na Agência de Viagem AFC Cris, o supervisor da base de transportes, António Congo, revelou que a empresa faz, normalmente, viagens para as províncias de Malanje, Huambo e Bié, cobrando, agora, 6.500 kwanzas. Antes, o preço variava entre os 3.500 e os 4.000. O supervisor explicou que se regista uma diminuição de passageiros, devido às medidas de prevenção contra a Covid-19. Por isso, “houve necessidade de alterar os preços, para compensar os custos”.
Explica que, numa viagem até Malanje, por exemplo, o autocarro é abastecido de combustível com cerca de 50 mil kwanzas, só par a ida. “Se o carro levar metade dos passageiros, não há lucros”. Acrescentou que, em média, o autocarro tem capacidade para 33 passageiros, mas, nesta altura, devido ao Estado de Emergência, só pode levar 13. Cobrando 4.000 Kwanzas, daria 52 mil, valor que já ultrapassa os custos com combustível e outros durante a viagem.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!