Início » BILIONÁRIO CHINÊS COMPRA RARO VAN GOGH

BILIONÁRIO CHINÊS COMPRA RARO VAN GOGH

 

Wang Zhongjun, um ‘tycoon’ chinês do cinema, comprou um quadro raro que o  holandês Vincent van Gogh pintou poucas semanas antes da sua morte, por 61,8 milhões de dólares, num leilão realizado esta semana em Nova Iorque.

O quadro, “Still Life, Vase With Daisies and Poppies”, pintado em 1890, tinha um valor de venda projetado entre 30 e 50 milhões de dólares, mas foi muito além dessas verbas, durante o leilão realizado na sede da Sotheby’s, em Manhattan.

Van Gogh produziu a obra na residência francesa do seu médico, Paul Gachet, e foi um dos poucos quadros que o pintor vendeu em vida. O quadro foi adquirido em 1928, por um dos fundadores do Museum of Modern Art, de Nova Iorque, A. Conger Goodyear, tendo permanecido na sua família durante décadas. O proprietário que agora o vendeu tinha-o comprado por volta de 1990.

O recorde de um van Gogh continua nos 82,5 milhões de dólares, que form pagos por “A Vinha Encarnada”. Wang Zhongjun é o presidente da Huayi Brothers Media, uma das maiores empresas chinesas de entretenimento doméstico, que tem entre os seus investidores o patrão da Alibaba, Jack ma.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!