Início » GEOFFREY GUNN RECEBE BOLSA DO INSTITUTO CULTURAL

GEOFFREY GUNN RECEBE BOLSA DO INSTITUTO CULTURAL

 

O projeto de investigação “Entre Índia e China: Ptolomeu e a Construção de uma Região-Mundo Asiática”, do académico australiano Geoffrey C. Gunn, foi o vencedor da 16ª edição do prgrama de bolsas do Instituto Cultural de Macau (IC).

O projeto concerne à subdisciplina da metageografia e discute o esfacelamento do modelo geográfico ptolemaico, bem como a formação da cartografia moderna, segundo uma nota do IC.

“Com base em dois conceitos daquele modelo, “India intra Gangem” e “India extra Gangem”, o primeiro objetivo da investigação é enfatizar como a representação que a geografia ptolemaica possuía do espaço asiático foi transmitida para e recebida pelo pensamento europeu da Idade Média tardia”, acrescenta o documento.

“Como segundo objetivo, a monografia analisará os novos conhecimentos agregados pela era dos grandes descobrimentos marítimos, e também sua influência para o lento desmembramento do modelo ptolemaico”, refere-se ainda.

Geoffrey C. Gunn é professor emérito de Relações Internacionais da Universidade de Nagasaki, professor visitante da Universidade de Macau, professor orientador de doutorandos, especializado em relações internacionais da Ásia do Leste e do Sudeste.

O académico é igualmente conhecido pelo seu ativismo em prol da independência de Timor-Leste, causa que abraçou no período 1980-2000 décadas 1980 e 1990.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!