Início Economia BANCO DOS BRIC COM SEDE EM XANGAI

BANCO DOS BRIC COM SEDE EM XANGAI

 

O Novo Banco de Desenvolvimento dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) vai fiocar sedeado em Xangai e ter a primeira presidência ocupada pela Índia, foi anunciado esta semana no Brasil

O novo banco tem a função de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos BRICS e em outras economias emergentes, e foi formalizado na Declaração de Fortaleza, resultado da VI Cimeira do grupo. “Com fundamento em princípios bancários sólidos, o Banco fortalecerá a cooperação entre nossos países e complementará os esforços de instituições financeiras multilaterais e regionais para o desenvolvimento global”, diz a declaração.

O capital inicial autorizado do banco será de 100 mil milhões de dólares. O primeiro presidente do Conselho de Governadores será da Rússia, e o primeiro presidente do Conselho de Administração, do Brasil. Os cargos, assim como a presidência indiana, serão alternados entre os países fundadores.

O Novo Banco de Desenvolvimento terá igualmente um centro regional africano, na África do Sul. Os BRICS também assinaram um memorando de entendimento para cooperação técnica entre agências de crédito e garantias às exportações do grupo, para aperfeiçoar as oportunidades comerciais entre os cinco países. A Declaração de Fortaleza também critica a não aplicação de reformas no Fundo Monetário Internacional (FMI), e defende o avanço das mudanças, para que as economias de mercados emergentes e em desenvolvimento tenham “maior voz e representação” garantidas.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!