TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE LUANDA REGISTA MAIS DE QUATROMILHÕES DE EMBARQUES - Plataforma Media

TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE LUANDA REGISTA MAIS DE QUATROMILHÕES DE EMBARQUES

Cerca de quatro milhões de passageiros usaram nos últimos dois meses o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Luanda. Num balanço à utilização daquela infraestrutura, o chefe dos revisores do Terminal do Porto, unidade gerida pela TMA (empresa gestora dos terminais marítimos de Angola), Celso Luís, explicou que este número é reflexo de cerca de 240 travessias efectuadas, no que se refere apenas a partidas, a contar do dia do início efetivo da actividade, a 4 de abril deste ano.

O responsável referiu que o Terminal de Passageiros do Porto de Luanda regista, nos dias de semana, quatro embarques e dois desembarques, diferente dos finais de semana, em que realiza apenas um embarque e um desembarque.

Acrescentou que diariamente são transportados em média 700 pessoas (somente partidas), na sua maioria estudantes e funcionários públicos, com maior afluência no período da tarde, em que se realizam três embarques e um desembarque, contrariamente ao matinal, no qual estão programadas uma única partida e regresso.

Celso Luís admitiu a hipótese de, no geral, terem sido já transportados mais de seis milhões de passageiros entre as estações do Porto e do Kapossoca, se contabilizarem-se também  os embarques deste segundo terminal do bairro Corimba, que regista diariamente duas partidas e quatro chegadas nos dias normais de trabalho.

“Apesar de se tratar de uma experiência nova em Angola, a afluência da população tem sido boa e a procura dos serviços dos catamarãs tem crescido satisfatoriamente, de tal forma que atualmente a demanda já suplanta a oferta em algumas ocasiões”, revelou.

Um total de 27 funcionários asseguram o funcionamento deste terminal em terra, enquanto a bordo das embarcações seguem sete tripulantes, nomeadamente o comandante, o engenheiro de máquina, o imediato (co-piloto) e quatro marinheiros.

 

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter