BRASIL APOIA CANDIDATURA ANGOLANA AO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU - Plataforma Media

BRASIL APOIA CANDIDATURA ANGOLANA AO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

O Brasil anunciou na segunda-feira o seu apoio à candidatura de Angola angolana a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações para o período 2015/2016. Foi a própria Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Roussef, que, no final do encontro com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou o apoio.

“É com especial satisfação que anunciei ao Presidente dos Santos o apoio brasileiro à candidatura angolana a membro não permanente do Conselho de Segurança da Nações Unidas para o próximo biénio”, declarou Dilma.

A chefe de Estado brasileira acrescentou que “Angola poderá oferecer um olhar atento e alternativas equilibradas aos actuais desafios da paz e segurança internacionais”.

Durante o encontro em Brasília, os dois estadistas partilharam a ideia que o Brasil e Angola são atores importantes no processo de democratização das relações internacionais e que a África e a América Latina precisam estar melhor representadas nos processos decisórios globais que necessitam de mais legitimidade.

A Presidente Dilma expressou o reconhecimento brasileiro pelo importante papel de Angola em prol da paz e o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau, assinalando o trabalho desenvolvido pela missão angolana em 2011, MISSANG. A Presidente referiu que no plano internacional os dois Estados continuam a aprofundar as relações com os países de expressão portuguesa e consideram necessário continuar a apoiar a Guiné Bissau, no período pós eleitoral, etapa importante para a estabilidade democrática naquele país.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter