Início » Fórum entre o Partido Comunista Chinês e o Kuomintang arranca em Pequim

Fórum entre o Partido Comunista Chinês e o Kuomintang arranca em Pequim

Responsáveis do Partido Comunista Chinês e do principal partido da oposição taiwanesa defenderam o diálogo e rejeitaram cenários de confronto entre os dois lados do Estreito de Taiwan. As posições foram expressas durante um fórum de 'thinktanks' realizado em Pequim

Xinhua

O fórum, que começou hoje em Pequim, co-organizado por institutos de investigação afiliados ao Partido Comunista Chinês (PCC) e ao Kuomintang (KMT) de Taiwan, reuniu mais de 100 participantes, incluindo representantes partidários, especialistas, académicos e empresários de ambos os lados do Estreito de Taiwan.

Sob o tema “Perspetivas para o Intercâmbio e Cooperação do Estreito”, o evento incluiu várias sessões de debate dedicadas ao fortalecimento do diálogo e da cooperação entre a China continental e Taiwan. Entre os temas discutidos estiveram turismo, indústria, ambiente e desenvolvimento sustentável.

O vice-presidente do Kuomintang, Hsiao Hsu-tsen, afirmou que, apesar das diferenças nos sistemas políticos, os povos dos dois lados do Estreito pertencem à mesma nação e devem cooperar para promover interesses comuns. O responsável rejeitou um cenário de confronto, considerando que não serve os interesses do povo taiwanês nem os interesses gerais da nação chinesa, segundo a agência CNA.

Leia também:China reforça ação contra corrupção e liderança sobre Taiwan

Também o diretor do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado chinês, Song Tao, classificou a situação atual como “complexa e grave” e sublinhou a responsabilidade do PCC e do KMT em promover o desenvolvimento pacífico das relações através do diálogo. Song reiterou a oposição de Pequim à independência de Taiwan, afirmando que não haverá tolerância face ao secessionismo.

A delegação do KMT foi liderada por Hsiao Hsu-tsen e pelo vice-presidente da Fundação de Política Nacional, Lee Hong-yuan. Segundo a televisão estatal chinesa CCTV, o fórum marcou a retoma do intercâmbio institucionalizado entre o PCC e o KMT após quase uma década de interrupção.

Estão previstas outras visitas e encontros em Pequim no âmbito deste processo, de acordo com a CCTV, que não avançou pormenores. A aproximação entre os dois partidos contrasta com as atuais relações entre Pequim e Taipé, liderado pelo Partido Democrático Progressista.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!