Início » Turistas ficam retidos em cruzeiros no Dubai devido ao caos provocado pelo conflito no Irão (com vídeo)

Turistas ficam retidos em cruzeiros no Dubai devido ao caos provocado pelo conflito no Irão (com vídeo)

Milhares de turistas estão a viver momentos de incerteza no Golfo Pérsico depois de rotas de cruzeiros e o espaço aéreo na região terem sido fortemente afetados pela escalada do conflito entre os Estados Unidos, Israel e o Irão. Navios encontram-se retidos nos portos de cidades como Dubai e Abu Dhabi, com viagens canceladas ou suspensas sem data certa de retoma.

Um dos casos mais destacados envolve o navio de cruzeiro MSC Euribia, parado no Porto Rashid, em Dubai, onde cerca de 5 000 passageiros e 1 700 tripulantes permanecem a bordo enquanto as autoridades reavaliam a segurança das operações marítimas na região.

Entre os retidos estão grupos de turistas de vários países, incluindo portugueses que viajavam com destino ao Catar, mas viram a viagem cancelada após o encerramento de rotas marítimas e aéreas.

Leia ainda: Viver ao lado da guerra: há risco para os portugueses no Dubai?

A situação agravou-se com relatos de tensão no mar e no ar: noutro navio de cruzeiro, o Mein Schiff 4, passageiros relataram um estrondo forte quando mísseis lançados no contexto do conflito caíram próximos ao porto de Abu Dhabi, num incidente que aumentou o nervosismo a bordo.

As companhias de cruzeiro anunciaram o cancelamento de várias viagens na região e avaliam continuamente a evolução do cenário de segurança antes de autorizar novos embarques ou partidas.

Além dos cruzeiros, o caos nos transportes estende-se ao ar: airspaces no Médio Oriente foram largamente fechados, com milhares de voos cancelados e passageiros em aeroportos como o de Dubai e Doha também impedidos de seguir viagem em várias direções.

Leia aindaGuerra no Irão: três caças norte-americanos abatidos por engano pela defesa aérea do Kuwait e gabinete de Netanyahu atacado

Especialistas em viagens alertam que esta é uma das maiores perturbações no sector desde a pandemia de COVID-19, com operadoras a oferecer reembolsos, reprogramações ou crédito futuro para itinerários afetados.

O turismo na região enfrenta um duro golpe, enquanto governos e companhias tentam coordenar repatriamentos e apoio a viajantes retidos, que aguardam por clarificação sobre quando poderão regressar aos seus países ou continuar os seus planos de viagem.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website