Em resposta a um compromisso recente de ouvir melhor a população, o Governo anunciou a atualização da Conta Única e o lançamento de uma plataforma de tratamento de opiniões. A Conta Única 3.0 incluirá notificações personalizadas, sugestões de serviços baseadas na idade e situação familiar dos utilizadores e funções de navegação por voz e texto. A nova plataforma permitirá registar, distribuir, acompanhar e responder às solicitações dos cidadãos.
O projeto encontra-se na fase de design da interface e funcionalidades, estando previsto entrar em funcionamento no terceiro trimestre de 2026, oferecendo um serviço mais eficiente, transparente e interativo para toda a população.
A atualização da Conta Única transformará o fornecimento de informação atualmente estático e unidirecional em serviços proativos e inteligentes, facilitando o acesso a serviços públicos de forma intuitiva, explicou a diretora dos Serviços de Administração e Função Pública, Leong Weng In, numa entrevista ao canal chinês da TDM.
“Com base numa extensa pesquisa e feedback de vários setores sociais, já iniciámos o projeto e estamos atualmente na fase de design da interface e das funcionalidades. A Conta Única 3.0 terá funções de notificação personalizadas e fará sugestões de serviços que os cidadãos possam necessitar, considerando a idade, situação familiar, entre outros fatores,” afirmou Leong.
Além disso, a plataforma de tratamento de opiniões permitirá centralizar as opiniões e reclamações da população, distribuindo-as aos departamentos competentes, acompanhando a execução das respostas e fornecendo um serviço de apoio ao cliente online com respostas imediatas. O Governo espera que estas medidas contribuam para um serviço público mais transparente, eficiente e próximo das necessidades dos cidadãos.

