Início » Brasil atribui 325 bolsas a estudantes moçambicanos

Brasil atribui 325 bolsas a estudantes moçambicanos

A atribuição das bolsas resulta da cooperação educacional entre os dois países para formar quadros qualificados e reforçar o intercâmbio académico. Os estudantes foram selecionados através de programas conjuntos já em vigor

Plataforma com Lusa

Cerca de 50 universidades do Brasil vão receber 325 estudantes de Moçambique, maioritariamente para pós-graduação, no âmbito dos programas Programas Estudante-Convénio de Pós-Graduação, de Graduação e do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras. O envio de estudantes ocorre após um processo conduzido pelas autoridades académicas dos dois países para formar recursos humanos qualificados e reforçar a cooperação educativa.

Cerca de 200 bolseiros já se encontram em território brasileiro, devendo os restantes viajar nas próximas semanas, em função do início do ano letivo, previsto para março. Aproximadamente 200 estudantes frequentarão mestrado e doutoramento, enquanto os restantes ingressam em cursos de licenciatura.

O intercâmbio académico constitui uma política pública de Estado nos dois países e uma experiência “transformadora”, afirmou o embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra da Cruz. Sublinhou ainda que mais de oito mil moçambicanos estudaram no Brasil nos últimos 10 a 15 anos, num processo que também inclui a mobilidade de estudantes brasileiros para instituições moçambicanas.

Leia também: Universidades de Coimbra e Macau lançam programa de investigação

Os bolseiros estão distribuídos por áreas como ciências minerais, biomédicas, administração hospitalar, enfermagem, ciências humanas e engenharias.

Entre eles, Evandro Ernesto Chico, de 26 anos, vai frequentar mestrado em Relações Étnico-Raciais no estado da Bahia, enquanto Leonora João Vilanculo iniciará mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com foco na reutilização de efluentes industriais na agricultura.

A formação avançada é essencial para o desenvolvimento do país e agradeceu o apoio brasileiro, sublinhando a longa cooperação educacional entre os dois Estados, destacou a ministra moçambicana da Educação e Cultura, Samaria Tovela.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!