Início » Novo bispo cabo-verdiano recebe nomeação com “temor e tremor” 

Novo bispo cabo-verdiano recebe nomeação com “temor e tremor” 

O novo bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde, Teodoro Mendes Tavares, afirmou hoje ter recebido a nomeação "com temor e tremor", manifestando disponibilidade para continuar a servir a Igreja e assumir a missão com "coração aberto"

Lusa

“Confesso que foi até com temor e tremor que recebi a notícia e até para dar a minha resposta”, afirmou Teodoro Tavares, via telefone, durante uma conferência de imprensa realizada na cidade da Praia para anunciar a nomeação.

O novo bispo, que sucede ao cardeal Arlindo Gomes Furtado, expressou gratidão a todos os que o acompanharam no processo, reiterando a disponibilidade para a nova missão.

O missionário espiritano Teodoro Mendes Tavares foi nomeado hoje pelo Papa Leão XIV para liderar a diocese, na sequência da renúncia apresentada por Arlindo Furtado por motivo de idade, conforme previsto no Código de Direito Canónico.

Na conferência de imprensa, o cardeal Arlindo Furtado destacou o percurso do sucessor, descrevendo-o como “um cabo-verdiano com larguíssima experiência internacional”, recordando tê-lo acompanhado enquanto seminarista. Adiantou ainda que a escolha teve em conta a experiência episcopal de Teodoro Tavares, considerada relevante para assegurar estabilidade e continuidade numa fase de transição da diocese.

Apesar de deixar o cargo de bispo diocesano, Arlindo Furtado continuará como administrador apostólico até à tomada de posse do sucessor, mantendo os poderes necessários à governação pastoral. “Serei apenas um diocesano do bispo Teodoro e só darei conselhos se me forem solicitados. Não interferirei na vida da diocese após a posse do novo bispo”, afirmou.

Leia também: Cabo Verde lidera ranking da CPLP no Índice de Perceção da Corrupção

O cardeal considerou ainda que a diocese precisa de “sangue novo, de cabeça mais arejada e de novas forças” para conduzir os projetos pastorais. “Insisti que o meu pedido fosse aceite porque isso seria melhor para a Diocese. É melhor sair a tempo do que depois ter de ser empurrado”, acrescentou.

Num comunicado, o bispo da Diocese de Mindelo, Ildo Fortes, saudou a nomeação, manifestando “profunda alegria” e proximidade espiritual ao novo bispo de Santiago.

Também o Presidente da República, José Maria Neves, reagiu à nomeação, afirmando, numa publicação no Facebook, que saúda o novo bispo da Diocese de Santiago e manifestando disponibilidade para colaborar institucionalmente.

Até agora bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no estado do Pará, Brasil, Teodoro Tavares nasceu a 07 de janeiro de 1964, na ilha de Santiago. Entrou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo em 1984 e professou votos religiosos em 1986. Foi ordenado sacerdote a 11 de junho de 1993 e, no ano seguinte, partiu como missionário para o Brasil, onde trabalhou durante 16 anos.

Em 16 de fevereiro de 2011, o Papa Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará. Recebeu a ordenação episcopal a 08 de maio de 2011, na ilha de Santiago. Tem ainda uma pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos. A tomada de posse como novo bispo da Diocese de Santiago está prevista para 03 de maio.

Arlindo Furtado tinha tomado posse como bispo de Santiago a 15 de agosto de 2009 e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco a 14 de fevereiro de 2015, tornando-se o primeiro cardeal cabo-verdiano.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!