Início » Centenas de milhares de ucranianos sem eletricidade, aquecimento e água após ataques russos

Centenas de milhares de ucranianos sem eletricidade, aquecimento e água após ataques russos

Centenas de milhares de ucranianos enfrentam graves interrupções nos serviços básicos após uma onda de ataques com mísseis e drones russos em várias regiões do país na noite passada, segundo autoridades locais.

Na cidade de Odesa, no sul do país, quase 300 mil pessoas ficaram sem água, informou o vice-primeiro-ministro Oleksiy Kuleba. Cerca de 200 edifícios também estão sem aquecimento.

Na capital, Kiev, os cortes de energia afetaram 2.600 prédios residenciais, deixando aproximadamente 3.500 edifícios sem aquecimento, além dos 1.100 já impactados por ataques anteriores, informou o prefeito Vitali Klitschko.

Em Dnipro, no sudeste da Ucrânia, quatro pessoas ficaram feridas, incluindo um bebé e uma criança de quatro anos, segundo o governador regional Oleksandr Ganzha.

A empresa energética ucraniana DTEK confirmou que uma de suas centrais térmicas sofreu “danos extensos” durante os ataques, sem revelar a localização. A companhia acrescentou que este foi o décimo primeiro grande ataque a suas plantas desde outubro de 2025.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, condenou os ataques, afirmando que eles minam os esforços diplomáticos liderados pelos EUA para pôr fim à guerra. “A Rússia deve ser obrigada a levar a diplomacia a sério e a desescalar o conflito”, escreveu Sybiha nas redes sociais. “Isso só pode ser alcançado por meio da unidade, da força e do aumento da pressão sobre Moscovo.”

Os ataques representam a mais recente escalada da ofensiva russa na Ucrânia, deixando muitos civis em condições de frio intenso, sem serviços essenciais, no meio do inverno.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!