Segundo uma nota divulgada no portal oficial da zona de cooperação, a iniciativa visa reforçar a promoção institucional de Hengqin e dos serviços prestados pelo Centro Sino-Lusófono de Cooperação Económica e Comercial, através de um meio de transporte de grande visibilidade e alcance.
No discurso proferido na cerimónia de lançamento, o coordenador-adjunto da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, Cao Jinfeng, afirmou que o projeto representa não só uma inovação em termos de promoção de marca, mas também um símbolo da utilização ativa da “velocidade da China” e de uma postura aberta para a ligação a recursos diversificados.
Cao Jinfeng manifestou ainda a expectativa de que o comboio contribua para divulgar amplamente os serviços integrados “one-stop” de apoio à internacionalização disponibilizados pelo Centro Sino-Lusófono, permitindo que mais empresários, investidores e profissionais conheçam Hengqin através desta “janela” móvel e escolham Hengqin e Macau como plataformas prioritárias para a expansão nos mercados de língua portuguesa e espanhola.
Por sua vez, o vice-presidente do Conselho do Centro Sino-Lusófono de Cooperação Económica e Comercial, Wu Yanxiang, sublinhou que a instituição é a única plataforma nacional da China dedicada especificamente à prestação de serviços transfronteiriços orientados para os mercados de língua portuguesa.
De acordo com o responsável, o centro incide em seis grandes setores industriais, incluindo o comércio de matérias-primas, a economia digital e a indústria transformadora de alto nível, disponibilizando às empresas serviços integrados de apoio jurídico, recursos humanos, logística e finanças. Acrescentou ainda que foi criado um fundo de investimento no valor de mil milhões de yuans (aproximadamente 121,627 mil milhões de euros), destinado a apoiar, através de participação acionista, empresas alinhadas com as orientações de desenvolvimento industrial sino-lusófono e sino-hispânico.