Início » Depressão Marta: aviso laranja abrange 13 distritos por causa de chuva forte, vento, ondas e neve

Depressão Marta: aviso laranja abrange 13 distritos por causa de chuva forte, vento, ondas e neve

Treze distritos de Portugal continental vão entrar, a partir das 06:00, em aviso laranja, o segundo nível mais grave emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de precipitação intensa, vento forte, agitação marítima e queda de neve.

De acordo com o IPMA, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja, Portalegre e Évora estarão sob este nível de alerta entre as 06:00 e as 12:00, face à ocorrência de “chuva persistente e por vezes forte”. Já Lisboa, Setúbal, Beja e Faro mantêm aviso laranja entre as 06:00 e as 15:00 devido a vento forte de sudoeste, com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora, chegando aos 120 km/h nas zonas de serra.

O aviso laranja estende-se ainda aos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, por causa da forte agitação marítima, com previsão de ondas que podem alcançar entre 12 e 13 metros de altura máxima. Na Guarda e em Castelo Branco, o alerta mantém-se até às 00:00 de domingo, devido à possibilidade de queda de neve acima dos 1.600 metros de altitude, com acumulações superiores a 25 centímetros em áreas acima dos 1.400 metros.

O instituto meteorológico alerta para o risco de perturbações moderadas associadas à acumulação de neve e à eventual formação de gelo, que podem provocar condicionamentos ou cortes de estradas, danos em árvores e estruturas, bem como constrangimentos no abastecimento local. O IPMA recorda que o aviso laranja é acionado sempre que se verificam situações meteorológicas de risco moderado a elevado.

Para além disso, vários distritos vão estar também sob aviso amarelo a partir das 06:00, nomeadamente Coimbra, Leiria, Portalegre e Évora, devido ao vento forte, e Castelo Branco e Faro, por causa da chuva persistente. A costa norte da Madeira e o Porto Santo permanecem igualmente sob aviso amarelo até à meia-noite de domingo, devido à agitação marítima, com ondas previstas entre quatro e cinco metros. Desde a semana passada, 13 pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram ainda centenas de feridos e desalojados.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!