Início » Sam Hou Fai destaca papel da MUST no desenvolvimento de Macau

Sam Hou Fai destaca papel da MUST no desenvolvimento de Macau

O Chefe do Executivo sublinhou a importância da transformação da investigação científica e da formação de talentos qualificados para reforçar a inovação e a diversificação económica da RAEM

Plataforma

O Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Sam Hou Fai, reuniu-se esta quinta-feira, 29, com o chanceler da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST, na sigla em inglês), Liu Chak Wan, tendo as duas partes trocado opiniões sobre o desenvolvimento do ensino superior, a transformação dos resultados da investigação científica e a formação de quadros altamente qualificados.

Durante o encontro, Sam Hou Fai salientou que, desde a sua criação, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau tem acompanhado de perto o crescimento e a evolução da RAEM, alcançando resultados significativos em áreas como a formação de recursos humanos, a investigação académica e a aplicação prática dos resultados científicos.

O Chefe do Executivo afirmou que estes progressos constituem uma base sólida para o reforço da competitividade de Macau e para a promoção de um desenvolvimento económico diversificado e sustentável.

Após ouvir a apresentação do relatório da direção da MUST, centrado no planeamento da investigação científica e na transformação dos seus resultados, Sam Hou Fai reiterou que o Governo atribui grande importância ao desenvolvimento da educação e da ciência.

Nesse sentido, tem vindo a otimizar de forma contínua o ecossistema de inovação científica e tecnológica, criando condições mais favoráveis para a transferência de tecnologia e para a divulgação dos resultados da investigação, de modo a gerar novos motores de crescimento económico.

O responsável máximo do Governo manifestou ainda a expectativa de que a MUST continue alinhada com as orientações políticas da RAEM, reforçando os seus esforços na promoção da industrialização e aplicação prática dos resultados da investigação científica. Paralelamente, encorajou a universidade a aprofundar o desenvolvimento da industrialização do ensino superior, promovendo uma ligação mais estreita entre a academia e o setor produtivo.

Sam Hou Fai referiu também a criação oficial, no ano passado, em Macau e Hengqin, do Centro de Transferência e Transformação de Tecnologia das Instituições de Ensino Superior na área da Medicina Tradicional Chinesa (Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau), subcentro de Macau.

Esta plataforma tem contribuído para avanços consistentes na cooperação em inovação científica e tecnológica na região, representando uma oportunidade estratégica para as instituições de ensino superior locais, disse o Chefe do Executivo.

Neste contexto, sublinhou que a MUST poderá tirar partido das vantagens deste centro para atrair talentos científicos e tecnológicos de alto nível, bem como tecnologias de ponta, projetando os seus resultados de investigação para um palco internacional mais amplo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!