O espaço, situado em Macau, foi criado em colaboração com a MTEL e os laboratórios e empresas tecnológicas da província de Zhejiang e da cidade de Wuhan.
De acordo com o diretor executivo da Companhia de Telecomunicações MTEL, Choi Tak Meng, os consumidores vão poder usufruir de serviços de telecomunicações a preços mais acessíveis.
Também, entre maio e o final deste ano, o sistema de acesso pode atingir uma velocidade de transmissão de 100 gigabytes.
Choi Tak Meng explicou que, atualmente, a velocidade de transmissão varia entre os dois e os dez “gigas”. Assim, este avanço vai reduzir os custos de utilização e proporcionar uma rede para apoiar o Parque industrial de investigação e desenvolvimento das ciências e tecnologias de Macau.
O responsável acrescentou que o laboratório vai reforçar, numa primeira fase, as aplicações das redes de comunicação e acelerar a transmissão de dados. Tal tem o fim de atingir padrões internacionais e contribuir para posicionar Macau como um importante polo de inovação tecnológica na Grande Baía.
Também aponta para uma plataforma de cooperação científica e tecnológica entre a China e os países de língua portuguesa.
Leia mais em Rádio Macau