Início » Hospital das ilhas a meio gás

Hospital das ilhas a meio gás

O Complexo de Saúde das Ilhas oferece ainda serviços de saúde “limitados” à população, diz Anita Wong Siu, presidente da Associação Médica Chinesa de Macau. Apesar de reconhecer o esforço do Governo, a médica quer mais “cooperação com o sistema de saúde da Grande Baía” e investimento na “formação de pessoal médico”.

Nelson Moura

Após três anos de abertura “faseada”, o Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas – Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital, assegura uma percentagem reduzida dos serviços médicos públicos da cidade. O diretor dos Serviços de Saúde, Alvis Lo, durante o debate das Linhas de Ação Governativa para 2026, assumiu que o Hospital das Ilhas assegura cerca de 10% dos serviços médicos do Hospital Conde de São Januário, prevendo que essa proporção possa subir para 25%, até 2027.

“Neste momento, todos sabemos que os serviços do hospital ainda são limitados, mas acredito que o Governo está a tomar medidas ativas para os melhorar,” afirma ao PLATAFORMA Anita Wong Siu, secretária-geral do secretária-geral do Comité da Juventude da Ordem dos Médicos de Macau e presidente da Associação Médica Chinesa de Macau.

“Neste momento, todos sabemos que os serviços do hospital ainda são limitados, mas acredito que o Governo está a tomar medidas ativas para os melhorar

Anita Wong Siu, presidente da Associação Médica Chinesa de Macau

A médica aponta “medidas específicas” que incluem o “reforço das consultas de referência especializadas, o aprofundamento da cooperação regional, a melhoria da conveniência dos transportes, a otimização dos procedimentos médicos e o reforço da formação do pessoal médico”.

Anita Wong Siu, acredita que, “através da implementação destas medidas, os serviços do Hospital do Cotai serão significativamente melhorados, respondendo melhor às necessidades de saúde dos residentes”.

No entanto, apesar de os serviços de urgência terem iniciado a sua operação no quarto trimestre do ano passado, os serviços de socorro de emergência não estão disponíveis, com pacientes em estado crítico ainda a terem de ser encaminhados para o Hospital Kiang Wu ou para o Conde São Januário.

Em resposta ao PLATAFORMA, a direção do Hospital das Ilhas explica que o hospital “já se encontra em pleno funcionamento nas suas operações básicas” e prevê “assumir formalmente a gestão do Posto de Emergência da Ilha da Taipa no final de janeiro, fornecendo serviço de urgências 24 horas aos residentes daquela área”.

[O Hospital das Ilhas] já se encontra em pleno funcionamento nas suas operações básicas

Direção do Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas – Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital

 

Após 10 anos de planeamento e construção, o hospital, cuja operação e gestão está a cargo do Peking Union Medical College Hospital em cooperação com a Secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura, foi inaugurado em dezembro de 2023 como o maior complexo de cuidados de saúde da RAEM, mas só começou oficialmente a prestar serviços médicos em setembro de 2024.

“Ao longo de mais de um ano de funcionamento, foram progressivamente implementados diversos serviços médicos, incluindo consultas especializadas e cirurgia de dia”, assim como “vários centros especializados, tais como o Centro de Procriação Medicamente Assistida e o Centro Oncológico”, com o objetivo de “fornecer serviços médicos especializados de alta qualidade”. Até ao final de 2025, explica o hospital, foram prestadas mais de 30 mil consultas especializadas.

Atualmente com cerca de 710 funcionários, dos quais “cerca de 60% são profissionais de saúde”, o Hospital das Ilhas continuará a direcionar o seu recrutamento para “profissionais especializados, como médicos especialistas e enfermeiros”, prevendo que, até ao final do ano, o “número total de colaboradores atinja cerca de 900, sendo que os profissionais de saúde representarão mais de 65% do total”, explica o hospital.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!