Ho Iat Seng, líder do Governo entre 2019 e 2024, e Kou Hoi In, à frente da Assembleia Legislativa, de 2019 a 2025, foram agraciados com a Medalha de Honra ‘Grande Lótus’, a mais alta distinção atribuída pelo Governo de Macau.
As Medalhas de Honra, com os graus ‘Grande Lótus’, ‘Lótus de Ouro’ e ‘Lótus de Prata’, distinguem pessoas ou entidades “pelo contributo notável para a imagem e o bom nome” de Macau ou “em qualquer domínio, de grande relevância para o desenvolvimento” da região administrativa especial, lê-se num comunicado do Gabinete de Comunicação Social (GCS).
Expressando “profunda honra” pela condecoração, o gabinete de Ho Iat Seng indicou, em comunicado, que o antigo líder da RAEM “mantém, desde sempre, um profundo carinho por Macau”. Ho manifestou, além disso, “especial gratidão ao Governo Central” pela “confiança plena e apoio constante ao longo dos anos”.
A ‘Lótus de Ouro’, a segunda mais alta distinção, foi atribuída, na edição de 2025, ao português Raimundo do Rosário, nascido em Macau e à frente da pasta dos Transportes e Obras Públicas entre 2014 e 2024, a Ho Veng On, antigo comissário da Auditoria, e Vong Man Chong, ex-diretor dos Serviços de Alfândega.
Numa biografia de Raimundo do Rosário, o GCS lembra que, além de membro da Comissão de Redação da Lei Básica e da Comissão Preparatória para o Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau, o português foi ainda deputado à Assembleia Legislativa e membro do conselho fiscal do Banco Comercial de Macau.
Entre 1999 e 2014, Rosário foi chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau, em Lisboa, sendo ainda responsável pelas delegações económicas e comerciais junto da União Europeia, em Bruxelas, e da Organização Mundial do Comércio, em Genebra.
A fechar as medalhas de honra, o Governo atribuiu a ‘Lótus de Prata’ à Associação de Bancos de Macau, com “40 anos de existência”.
“Aproveitando plenamente a vantagem de Macau como plataforma sino-lusófona, tem promovido a cooperação com os bancos comerciais e associações bancárias dos Países de Língua Portuguesa, tornando-se membro da Federação Comercial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, lê-se numa apresentação desta associação.
Este ano, destaque ainda para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, a Escola Keang Peng e a Escola Kao Yip, que recebem a medalha de Mérito Educativo, e para a equipa do espetáculo House of Dancing Water, da Melco Resorts & Entertainment, para quem vai a medalha de Mérito Turístico.
As medalhas de mérito, complementa o GCS, destinam-se a agraciar “indivíduos ou entidades que se notabilizem ou destaquem no exercício de qualquer atividade profissional”.
A medalha de Mérito Cultural foi atribuída à Associação de Ópera Chinesa dos Moradores Marítimos e Terrestres da Barra de Macau, ao deputado Lam Fat Iam e ao artista Chan Iu Pui, atualmente consultor artístico da Associação dos Artistas de Belas-Artes.
No âmbito das medalhas de Serviços Distintos, o Centro de Serviços de Tele-Assistência Peng On Tung, que presta apoio diário a idosos a viverem sozinhos ou pessoas com doenças crónicas, leva para casa a medalha de Serviços Comunitários.
A cerimónia de entrega das medalhas e títulos honoríficos realiza-se em 30 de janeiro no Centro Cultural de Macau.