O Governo está a avançar com o planeamento da Zona Internacional de Turismo e Cultura Integrados de Macau, conhecida como Zona Cultural, inserida na estratégia de promoção do conceito de “Centro Mundial de Turismo e Lazer”, da construção de “Uma Base de Intercâmbio e Cooperação para a Promoção da Coexistência Multicultural, com Predominância da Cultura Chinesa” e da visão de desenvolvimento de “Macau Cultural”.
Entre 13 de novembro e 26 de dezembro de 2025, o Executivo está a proceder a uma ampla recolha de opiniões, que desde o seu início já incluiu cinco sessões especiais e, no passado dia 6 de dezembro, a primeira sessão pública. As sessões contaram com representantes de vários serviços públicos e entidades competentes, incluindo o Instituto Cultural, a Direcção dos Serviços de Turismo, a Direcção dos Serviços de Solos e Construção Urbana, a Direcção dos Serviços de Obras Públicas, a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego, o Instituto para os Assuntos Municipais e o Instituto de Análise de Dados da Academia de Turismo da China.
Durante os encontros foram apresentadas as metas de posicionamento da Zona Cultural, a escolha do local, os equipamentos complementares e o modelo de gestão, tendo sido recolhidas opiniões dos participantes sobre estes temas. As intervenções incidiram sobretudo em questões de acessibilidade e transportes, planeamento urbanístico, colaboração cultural e formação de quadros locais, surgindo também sugestões sobre integração entre cultura e tecnologia, mecanismos de incubação e apoio às indústrias e maior participação de associações locais.
O projeto da Zona Cultural pretende articular de forma intensa a cultura, o comércio e o turismo, impulsionando a diversificação económica e criando novas oportunidades de emprego na construção, na operação de espaços, na programação de espectáculos e nas indústrias culturais e criativas. O objetivo é estimular toda a cadeia produtiva, formar talentos e proporcionar residentes e visitantes uma oferta cultural mais rica e uma experiência turística de maior qualidade. A segunda sessão pública terá lugar no dia 14 de dezembro, às 15h00, na Sala de Conferências do Centro Cultural de Macau, com interpretação simultânea em português. As inscrições podem ser efectuadas até 9 de dezembro na página electrónica temática www.icm.gov.mo/BIITCM.