“Atualmente, existem cerca de 1.400 táxis, e a curto prazo, vamos aumentar em 100,” afirmou Tam na Assembleia Legislativa. “Anteriormente, havia 700 licenças desse concurso, e no futuro esse número vai aumentar para 800. Portanto, no total, a frota atingirá 2.000.”
O secretário acrescentou que o número de táxis acessíveis também aumentará de sete para 28, com serviços a serem gradualmente implementados a partir de 2026.
“Vamos introduzir certos requisitos para permitir que pessoas com deficiência tenham maior acesso, efetivamente dobrando o número de táxis acessíveis e tornando-os mais fáceis de usar para pessoas com mobilidade reduzida,” acrescentou.
Durante a sessão de perguntas e respostas para a área de Transportes Obras Públicas, vários deputados expressaram preocupações sobre os serviços de transporte por solicitação, levando Tam a anunciar uma consulta pública sobre alterações à regulamentação dos táxis.
“Uma vez que estamos a rever o quadro legal para os táxis, também revisaremos as regulamentações relevantes, permitindo assim serviços de transporte por solicitação e promovendo melhores condições para esta atividade,” observou ele.
Tam também prometeu uma colaboração mais estreita com as autoridades de aplicação da lei para combater as violações relacionadas aos táxis. “No que diz respeito às irregularidades, iremos trabalhar em conjunto com os serviços de segurança pública para abordar essas situações”.