Início » International Film Camp 2025: Vencedores do ifc 2024 brilham no circuito internacional

International Film Camp 2025: Vencedores do ifc 2024 brilham no circuito internacional

O International Film Camp 2024 revelou-se muito mais do que uma oportunidade de aprender. Um ano depois, os projetos vencedores não só estão concluídos, como percorrem prestigiados festivais de cinema pelo mundo. Os jovens realizadores destacam as relações de amizade como o prémio mais valioso da intensa semana que tiveram em Macau, mas também sublinham as lições que mais os marcaram.

Plataforma Studio

Se houve algo que uniu todos os vencedores do IFC 2024, foi a sensação de comunidade. Numa indústria tantas vezes marcada pela solidão criativa, Macau ofereceu-lhes dias de partilha, colaboração e aprendizagem, com mentores e colegas. A amizade entre jovens realizadores de diferentes geografias tornou-se a herança comum do campo. Mas, para além desse laço humano, trouxeram consigo as lições dos seus mentores, marcando os filmes e os caminhos que agora percorrem.

A realizadora mongol Lkhagvadulam Purev-Ochir levou a sua curta A South Facing Window ao 78.º Festival de Locarno, de onde saiu com dois prémios — o Pardo Verde – Menção Especial e o Prémio do Júri Jovem — antes de seguir para o Toronto International Film Festival (TIFF 50). Recorda com carinho o apoio da sua mentora em Macau, Mabel Cheung. “Confessei-lhe as minhas ansiedades e a vontade de sentir mais alegria. Disse-me para relaxar, que a alegria viria com o tempo e que, naquele momento, devia apenas trabalhar arduamente. Foi como falar com uma irmã mais velha que já tinha percorrido o meu caminho.” Depois de uma longa-metragem desgastante, o IFC devolveu-lhe energia: “O campo e a realização deste filme acalmaram-me e deram-me confiança. Estou grata pela oportunidade de filmar, mas também por conhecer jovens cineastas que me fizeram sentir ‘jovem’ novamente.”

Patrocinado pelo IFC 2024 e realizadopela cineasta de Macau Galilee Ma, Pop It foi recentemente selecionado para a secção oficial Global Short do Jakarta Film Week. Galilee afirmou que participar no campo permitiu-lhe ter discussões aprofundadas e trocar ideias sobre realização cinematográfica com cineastas de diferentes partes da Ásia. Essa experiência deu-lhe a oportunidade de repensar o conceito de “fazer um filme”, e expressou a sua gratidão por, no final, ter recebido financiamento para produzir a sua obra. Esta produção transfronteiriça representou desafios significativos para ela, mas, com a ajuda da sua equipa e dos amigos, o projeto foi concluído com sucesso. Galilee Ma espera que esta história, inspirada na sua própria família, tenha a oportunidade de ser exibida em Macau.

De Hong Kong, To Chun-him apresentou Once Upon a Time There Was a Mountain em Údine, antes de seguir para o Asian American International Film Festival, em Nova Iorque, e para o Drama International Short Film Festival, na Grécia. A sua visão mudou após assistir a uma masterclass do editor Liao Ching-sung, no IFC. “Disse que o editor pode mover-se livremente entre emoção e razão, estar totalmente envolvido e ao mesmo tempo totalmente distante, encontrando o equilíbrio certo no meio. Essas palavras tocaram-me profundamente e redefiniram a forma como penso a criatividade.” O filme foi também um ensaio para ambições futuras: “Este projeto contém parte de um conceito que espero desenvolver numa longa-metragem. O IFC permitiu-me testá-lo.”

Da China continental, Song Dongxu levou Ride Your Horse ao 19.º FIRST International Film Festival, em Xining, China, um palco de referência para novos realizadores. “O meu mentor [do IFC], Ding Yuin Shan, ensinou-me praticamente mão na mão a fazer um pitch e a apresentar melhor o meu projeto na proposta. Essa experiência continua a ser útil agora e continuará a sê-lo no futuro.” Olhando para trás, resume o que diria aos novos participantes do IFC: “Às vezes é aceitável esquecer a perfeição e abraçar o inesperado. O encanto das curtas nasce muitas vezes de momentos não planeados. Confiem na equipa, respeitem a intuição e desfrutem da aventura. Acima de tudo, sejam corajosos a expressarem-se!”

O PLATAFORMA preparou uma reportagem especial sobre o International Film Camp 2025. Clique aqui para explorar as histórias.

Tags:

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!