O governo e o Banco da China reforçaram os laços de cooperação com a assinatura de um Acordo de Cooperação Estratégica Global, numa cerimónia que contou com a presença do Chefe do Executivo, Sam Hou Fai, e do presidente do Conselho de Administração do Banco da China, Ge Haijiao. O documento foi assinado pelo secretário para a Economia e Finanças, Tai Kin Ip, e pelo vice-presidente do banco, Wu Jian, na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.
Antes da assinatura, Sam Hou Fai reuniu-se com Ge Haijiao, destacando a importância de aprofundar a cooperação estratégica para fortalecer o papel do sector financeiro no apoio à economia. Durante o encontro, o Chefe do Executivo agradeceu ao Banco da China pelo seu contributo ao longo dos últimos 75 anos, salientando o papel fundamental da instituição na promoção da diversificação económica e no desenvolvimento financeiro de Macau.
Sam Hou Fai manifestou o desejo de que o banco continue a alinhado com os objetivos do governo da RAEM, acelerando o desenvolvimento de finanças modernas e inovadoras, com padrões internacionais. O Chefe do Executivo sublinhou ainda a importância do envolvimento do Banco da China na construção da Grande Baía e na consolidação da Zona de Cooperação em Hengqin, prestando serviços financeiros de elevada qualidade à população e reforçando a abertura económica de Macau.