Início » “Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau 2025” arranca a 11 de julho com iguarias de seis continentes

“Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau 2025” arranca a 11 de julho com iguarias de seis continentes

De 11 a 20 de julho, Macau transforma-se numa montra global de sabores com a realização da “Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau 2025”, que reunirá 34 Cidades Criativas de Gastronomia de 21 países. Sob o mote “Especiarias e Ervas Aromáticas”, o evento promete uma celebração multicultural da cozinha e da identidade de Macau como plataforma internacional de intercâmbio gastronómico

A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) apresentou hoje, dia 27, o programa oficial da “Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau 2025”, que decorre entre 11 e 20 de julho na Praça do Coliseu Romano e no Legend Boulevard da Doca dos Pescadores. Este ano, o tema “Especiarias e Ervas Aromáticas” dará o mote a dez dias de atividades, gastronomia internacional, espetáculos e reflexão em torno do papel da cozinha como elemento de ligação cultural e criativa.

Ao todo, estarão representadas 34 Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia, provenientes de 21 países distribuídos por seis continentes, além de outras sete cidades criativas noutras áreas e duas candidatas à rede no Interior da China. Estarão também presentes duas cidades designadas “Cidade Cultural da Ásia Oriental 2025”. Este alinhamento reflete a crescente projeção internacional de Macau como cidade anfitriã e plataforma de ligação no universo da gastronomia criativa.

Três destaques principais para atrair visitantes
O evento organiza-se em três grandes eixos: a “Avenida de Gastronomia Internacional”, as “Demonstrações de Cidades de Gastronomia” e o “Fórum Internacional de Gastronomia, Macau”. A Avenida reunirá mais de 100 bancas representando 14 Cidades Criativas de Gastronomia, 25 do Interior da China, nove da Ásia, 52 de Macau e, este ano, 11 bancas de países de língua portuguesa, como Brasil (com cidades como Florianópolis, Belém e Paraty). Também estarão presentes seis operadoras de turismo e lazer integrados da cidade.

Para acolher os milhares de visitantes esperados, serão montadas cinco zonas de refeições com capacidade total para mil lugares sentados — um aumento de 42% face à edição anterior. Além das experiências gastronómicas, os três palcos do evento contarão com atuações culturais, como danças folclóricas portuguesas, concertos, demonstrações de dança urbana, magia e outras animações dirigidas a toda a família.

Cozinha ao vivo e fórum internacional reforçam dimensão cultural
As Demonstrações de Cidades de Gastronomia, com mais de 60 sessões, envolverão chefs de 28 cidades que, ao longo de dez dias, vão apresentar receitas com uso criativo de especiarias e ervas aromáticas, numa fusão entre sabores tradicionais e técnicas inovadoras. As sessões decorrerão diariamente entre as 15h30 e as 22h00.

No dia 14 de julho, realiza-se o “Fórum Internacional de Gastronomia, Macau”, no Centro de Convenções da Doca dos Pescadores, com o tema “O Sabor da Vida: Conexões Culinárias de Macau”. O fórum reunirá representantes de mais de 30 Cidades Criativas de Gastronomia e especialistas da área da restauração e turismo, explorando o papel das especiarias nas tradições culinárias globais.

A “Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau 2025” promete ser mais do que um evento gastronómico — será uma plataforma de diálogo cultural e criativo, reforçando o posicionamento de Macau como Cidade Criativa da UNESCO e como ponto de encontro de sabores e saberes do mundo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!