O Chefe do Executivo da RAEM, Sam Hou Fai, iniciou uma visita de três dias a seis cidades do Interior da China integradas na iniciativa da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. As primeiras etapas passaram por Shenzhen e Huizhou, onde foram discutidas novas formas de cooperação regional nas áreas da economia, inovação e cultura.
Em Shenzhen, Sam Hou Fai reuniu-se com Meng Fanli, líder local do Partido Comunista Chinês, com quem trocou opiniões sobre a intensificação da colaboração bilateral. Em foco estiveram a economia marítima, a inovação científica e tecnológica, o sector financeiro, o turismo e as conferências e exposições. Macau propõe aprofundar o papel de plataforma entre a China e os países lusófonos, apoiando a internacionalização das empresas de Shenzhen, em especial na área da ciência e tecnologia.
Sam Hou Fai agradeceu o apoio de Shenzhen no desenvolvimento da RAEM e destacou os bons resultados do programa de parceria iniciado em 2021. Sublinhou ainda que Macau está a planear a construção de um parque de investigação científica e tecnológica, podendo beneficiar da experiência acumulada por Shenzhen nas zonas de Qianhai e Hetao.
Antes da reunião, a delegação de Macau visitou uma empresa local de tecnologias de informação e a zona de inovação Shenzhen-Hong Kong de Hetao.
Já em Huizhou, Sam Hou Fai encontrou-se com Liu Ji, secretário do Comité Municipal do PCC e presidente da Assembleia Popular, destacando a possibilidade de uma “cooperação em cadeia completa” entre as duas cidades. Macau, com experiência nos sectores financeiro e terciário, poderá trabalhar com Huizhou, com forte base industrial, através dos modelos “Macau investiga + Huizhou transforma” e “Produtos de Macau + Huizhou aplica”.
Na área do turismo, as duas cidades podem explorar em conjunto itinerários turísticos integrados, numa lógica de “uma viagem, vários destinos”, aproveitando os recursos culturais de Huizhou e a marca internacional de Macau como destino turístico. A cooperação cultural, a formação de quadros e o intercâmbio jovem foram também destacados como áreas com grande potencial.
A visita incluiu ainda uma passagem pela Zona de Desenvolvimento Económico e Tecnológico da Baía Daya, onde a comitiva teve contacto com os projetos energéticos da cidade. Até amanhã, Sam Hou Fai vista as cidades de Dongguan, Cantão, Zhaoqing e Foshan.