Com vista a reforçar a cooperação regional no domínio da segurança alimentar, o Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) organizou, em conjunto com a Administração de Regulação do Mercado da Província de Guangdong, uma visita de intercâmbio técnico à cidade de Jiangmen, durante a primeira quinzena de maio. Esta iniciativa insere-se no âmbito do “Acordo-Quadro de Intercâmbio e Cooperação nos Trabalhos de Segurança Alimentar Guangdong-Macau” e contou com a participação de diversas entidades dos dois lados.
As atividades incluíram palestras, apresentações técnicas e visitas a empresas do setor alimentar, com o intuito de fomentar a partilha de boas práticas e o alinhamento de procedimentos na supervisão e regulamentação da segurança alimentar. Durante as sessões, os representantes dos serviços de regulação de Macau e Guangdong apresentaram os avanços e estratégias adotadas nos últimos anos, destacando-se a aposta da província chinesa na restauração inteligente e nos sistemas de registo e inscrição de alimentos especiais.
As visitas em Jiangmen contemplaram empresas de produção alimentar, estabelecimentos de restauração e unidades de distribuição de refeições, proporcionando uma visão concreta dos mecanismos locais de controlo de qualidade e gestão de risco alimentar. Ambas as partes partilharam experiências e discutiram formas de promover um desenvolvimento de alta qualidade da indústria alimentar nas respetivas regiões.
O intercâmbio serviu ainda para reforçar a interligação dos sistemas de informação entre Macau e Guangdong, melhorar as capacidades conjuntas de resposta a incidentes alimentares e preparar futuras ações de formação e cooperação técnica. O IAM e os seus parceiros na província de Guangdong comprometeram-se a manter uma comunicação estreita e a expandir gradualmente a cooperação no setor.
A delegação de Macau contou com a presença de representantes do IAM, Serviços de Alfândega, Serviços de Saúde, Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico, Direcção dos Serviços de Turismo e Conselho de Consumidores. Do lado de Guangdong, participaram a Administração de Regulação do Mercado da província, representantes das nove cidades da Grande Baía, o Instituto de Inspecção de Alimentos e representantes de empresas locais do setor alimentar.
Este tipo de intercâmbio técnico reforça os laços entre Macau e a província de Guangdong, contribuindo para a harmonização das práticas de segurança alimentar na Grande Baía e para a proteção dos consumidores em ambas as regiões.