O Instituto Cultural (IC) continua a aproximar a arte da população com a realização da atividade de experiência cultural “Cultura à Sua Porta”, marcada para os dias 17 e 18 de maio. Durante o fim-de-semana, 16 sessões culturais irão animar 12 bairros de Macau, promovendo o contato direto dos residentes com diversas expressões artísticas, através de atividades interativas e acessíveis a todas as idades.
A edição deste mês será dinamizada sob cinco temas principais: teatro, ópera cantonense, artes marciais, cinema e leitura. Sob o mote “Teatro em Mais Locais”, o espetáculo “Uma Viagem Mágica aos Palcos” convida os participantes a explorar diferentes tipos de palcos – do anfiteatro grego ao teatro de bambu – através de um inovador livro pop-up e encenação interativa.
Já em “Ópera Cantonense em Mais Locais”, os instrutores farão demonstrações desta arte tradicional e oferecerão sessões práticas de Baizi Gong, permitindo que os participantes experimentem na primeira pessoa esta forma de património imaterial.
As “Artes Marciais em Mais Locais” ganham expressão com a exibição de movimentos clássicos do Wing Chun. Além das demonstrações, o público poderá participar numa aula prática e aprender os fundamentos desta arte ancestral chinesa.
No âmbito de “Cinema em Mais Locais”, algumas zonas comunitárias transformar-se-ão em verdadeiras salas de cinema ao ar livre, com exibição do documentário “Interpretação das Imagens”, que narra a evolução do cinema em Macau e o percurso da indústria local.
Finalmente, em “Ler em Mais Locais”, será promovida a atividade “Trocar um Livro por Outro”, integrada no “Mês de Leitura Conjunta em Toda a Cidade de Macau 2025”. Os residentes são convidados a levar livros em bom estado para trocar por outros, promovendo a partilha de leitura e fomentando hábitos culturais nas comunidades.
As sessões terão lugar em diversos espaços ao ar livre, de manhã e à tarde, incluindo: o Terraço Ajardinado do Centro de Atividades de S. Lourenço, Parque Central da Taipa, Zona de Lazer da Rua Quatro (Iao Hon), Praça das Orquídeas, Seac Pai Van, Jardim de Lou Lim Ioc, Rotunda de Carlos da Maia, Praceta de Venceslau de Morais, Areia Preta, zonas contíguas aos edifícios Wang Hoi e Wang Kin, Bairro Social de Tamagnini Barbosa e Lok Yeong Fa Yuen.
Além das atuações, será instalada uma rede de “Museus Móveis” (exceto na Praça das Orquídeas), onde os participantes poderão aceder a informações sobre exposições e atividades comemorativas do “Dia Internacional dos Museus de Macau 2025”.
O Instituto Cultural pretende que todos os residentes participem e descubram a cultura em ambientes do quotidiano, reforçando a ligação entre arte, comunidade e bem-estar.