Início » Sands China assina um Memorando de Entendimento para a colaboração entre Macau e Hengqin

Sands China assina um Memorando de Entendimento para a colaboração entre Macau e Hengqin

No dia 9 de maio de 2025, a Sands China Ltd. e o Parque Industrial Tecnológico de Medicina Tradicional Chinesa de Guangdong-Macau (GMTCM) assinaram um Memorando de Entendimento para integrar o turismo de Grande Saúde em Macau e Hengqin, aproveitando os pontos fortes regionais para impulsionar o crescimento do sector e a colaboração transfronteiriça.

Plataforma Studio
Sands China

Dave Sun, Vice-Presidente Executivo e Diretor Financeiro da A Sands China Ltd. e Diretor-Geral da Venetian Macau Limited (sentado, à esquerda) e Wu Song, Presidente da Guangdong-Macau Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co. (sentado, à direita) assinam um Memorando de Entendimento no dia 9 de maio no Parque Industrial de Ciência e Tecnologia da Medicina Tradicional Chinesa da Cooperação entre Guangdong e Macau (Parque GMTCM) na Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin.

Assinatura do Memorando de Entendimento e Objectivos Estratégicos

Em 9 de maio de 2025, a A Sands China Ltd. e a Guangdong-Macau Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co. Ltd. (GMTCM) assinaram um Memorando de Entendimento no Parque GMTCM na Zona de Cooperação em Profundidade Guangdong-Macau em Hengqin.

O acordo tem como objetivo aproveitar as infra-estruturas turísticas de classe mundial de Macau e a experiência em medicina tradicional chinesa de Hengqin para desenvolver um sólido corredor turístico de Grande Saúde na área da Grande Baía.

Aproveitamento das vantagens regionais

O património de 400 anos de intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente de Macau e a sua proximidade – dentro do “círculo de vida de uma hora” – de Hengqin posicionam ambas as regiões como parceiros ideais. O MOU centra-se nos seguintes aspectos

  • Promover a diversificação económica “1+4”, associando os produtos de saúde aos eventos MICE.
  • Atrair investimentos nacionais e internacionais para expandir as marcas de saúde de Macau e de Hengqin a nível mundial.
  • Apresentar locais integrados em resorts e parques para exposições de turismo de saúde, conferências e serviços de bem-estar.

Os convidados de honra reúnem-se no palco após a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Sands China e a Guangdong-Macau Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co. Ltd. no dia 9 de maio, no Parque Industrial de Ciência e Tecnologia de Medicina Tradicional Chinesa da Cooperação entre Guangdong e Macau, na Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau, em Hengqin.

Perspectivas de liderança

Grant Chum, CEO e Diretor Executivo da A Sands China Ltd, enfatizou o papel pioneiro da empresa como “o primeiro operador de resort integrado em Macau a unir forças com a GMTCM”, com o objetivo de “ligar o nosso sector do turismo à Grande Saúde, organizando conferências, exposições e lançamentos de produtos de turismo de saúde”.

Wu Song, presidente do GMTCM, destacou o alinhamento da parceria com o discurso político do governo da RAEM para 2025 sobre a integração intersectorial “turismo +” e a iniciativa do centro de medicina tradicional chinesa da Grande Baía.

Possíveis projectos de colaboração

As actividades delineadas incluem:

  • Grandes eventos MICE no domínio da saúde, tirando partido dos espaços da Sands China e das plataformas profissionais da GMTCM.
  • Lançamento de produtos de novas instalações de turismo de saúde nos resorts integrados da Sands China e no GMTCM Park.
  • Fóruns e exposições internacionais para facilitar o intercâmbio médico, de cuidados de saúde e de bem-estar.
  • Serviços de gestão de saúde de alta qualidade que combinam terapias tradicionais e modernas para residentes e turistas.

Parque GMTCM: Um centro de inovação

Criado em abril de 2011 ao abrigo do Quadro de Cooperação Guangdong-Macau, o Parque GMTCM estende-se por 500 000 m² na zona de alta tecnologia de Hengqin.

Com um investimento de 8 mil milhões de RMB, alberga laboratórios de I&D, linhas de produção com certificação GMP, hotéis e instalações comerciais.

Em março de 2025, 235 empresas – incluindo 89 empresas de biomedicina, cosmética e dispositivos médicos sediadas em Macau – utilizavam os seus serviços de incubação e teste para cumprir as normas internacionais.

Perspectivas

Este MOU marca o primeiro projeto no âmbito do acordo de cooperação entre Guangdong e Macau e assinala um novo capítulo no turismo regional da Grande Saúde.

Através da fusão do turismo, da Medicina Tradicional Chinesa e da experiência em bem-estar, a Sands China e a GMTCM têm como objetivo posicionar Macau e Hengqin como os principais destinos para viagens centradas na saúde na Área da Grande Baía.

Tags:

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!