Teve lugar esta quinta-feira a primeira sessão ordinária de 2025 do Conselho Consultivo do Ambiente. Durante a reunião foram apresentados os avanços na implementação da Estratégia de Descarbonização a Longo Prazo de Macau, bem como os esforços em curso para a promoção da mobilidade eléctrica. Foi igualmente dado a conhecer o conteúdo principal do Relatório do Estado do Ambiente de Macau 2024, cuja publicação está para breve.
No âmbito da resposta ativa à concretização da “Dupla Meta de Carbono” definida a nível nacional, o Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) tem vindo, nos últimos anos, a implementar diversas medidas para a redução das emissões de carbono. Estas ações inserem-se na Estratégia de Descarbonização a Longo Prazo de Macau, envolvendo toda a sociedade na adoção de comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente.
Entre os principais avanços destacados está a contínua otimização das infra-estruturas de apoio aos veículos elétricos. Atualmente, existem cerca de três mil pontos públicos de carregamento destinados a automóveis ligeiros e ciclomotores/motociclos elétricos. Além disso, desde janeiro de 2025, encontra-se em curso um “Projeto-piloto para a instalação nas vias/bairros de armários de baterias de ciclomotores e motociclos elétricos para troca” em zonas urbanas, com quatro locais já em funcionamento.
Durante a sessão, a Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental ainda ouviu também as opiniões e sugestões dos membros do Conselho relativamente ao Relatório do Estado do Ambiente e às políticas ambientais em vigor. Estas contribuições serão tidas em conta para o aperfeiçoamento contínuo das ações futuras no domínio da sustentabilidade ambiental em Macau.