Início » PALOPs e brasileiros são minoria dos notificados para abandonar Portugal

PALOPs e brasileiros são minoria dos notificados para abandonar Portugal

Brasileiros são cerca de 10%. O Governo ainda não divulgou os dados das nacionalidades ao pormenor.

Uma minoria dos imigrantes que vão receber a carta para abandonarem o país são brasileiros de dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sabe o DN. Em declarações esta manhã, o ministro da Presidência António Leitão Amaro explicou as razões para os indeferimentos, previstos em lei.

“Essencialmente pessoas que ou já tinham ordens de saída da Europa e medidas tomadas por outros países europeus, ou tinham proibições de entrada”, disse o governante. Este é precisamente o motivo de protestos recentes de imigrantes em Lisboa e no Porto. O Governo ainda não divulgou oficialmente os detalhes de nacionalidade dos imigrantes notificados.

Há também casos de “situações criminais nos seus registos que tornam inviável à luz da lei portuguesa que sejam concedidas autorizações de residência”. Outra é de imigrantes que não conseguiram comprovar meios de subsistência, como contratos de trabalho ou recibos verdes. O DN também sabe que a análise de todos os processos foi realizada duas vezes, para evitar falhas na apreciação.

A notificação é um processo legal previsto na legislação portuguesa e que acontece diariamente. A diferença é que, como está em andamento uma estrutura de missão, um número maior de cidadãos será notificado ao mesmo tempo. Ou seja, não é um procedimento diferente do que já acontece na lei de imigração.

O Governo ainda garante que irá salvaguardar tudo que está previsto na legislação, como a possibilidade de interpor recursos e os artigos que preveem levar em conta na decisão aspectos como ter filhos menores em território nacional. Caso o imigrante não cumpra a notificação em 20 dias ou não faça um recurso, o passo seguinte pode ser a detenção e ordem de expulsão do país.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website