O PIB diminuiu 1,3% em termos reais, para 99,78 mil milhões de MOP, um valor que representa 85,2% do nível do PIB registado no mesmo período de 2019. O DSEC planeia divulgar os resultados detalhados e revistos do PIB para o primeiro trimestre em 16 de maio de 2025.
Esta quebra surge após um período de forte recuperação económica em 2023 e de estabilização gradual em 2024, onde a taxa de crescimento real homóloga desacelerou de 23,0% no 1º trimestre para 3,4% no 4º trimestre.
De acordo com a DSEC, a diminuição é atribuída a uma base de comparação relativamente alta do mesmo trimestre do ano anterior, com a evolução dos padrões de consumo dos visitantes. Apesar de um aumento de 11,1% nas chegadas de visitantes, o total das exportações de serviços registou uma diminuição homóloga de 3,8% em termos reais, principalmente devido a um declínio nas exportações de outros serviços turísticos.
No que diz respeito à procura interna, os principais componentes mantiveram-se relativamente estáveis. A formação bruta de capital fixo aumentou 7,8%, enquanto as despesas de consumo final do governo e as despesas de consumo privado aumentaram 1,0% e 0,6%, respetivamente.
O DSEC destacou o ambiente global volátil e as crescentes incertezas nas relações China-EUA como fatores contribuintes. Além disso, as rápidas mudanças nos padrões de consumo, preferências e dados demográficos dos visitantes enfraqueceram o sentimento de gastos entre os visitantes de Macau, impactando a indústria do turismo local.
Apesar destes desafios, o DSEC mantém que a economia de Macau está numa tendência geral de recuperação, com finanças públicas estáveis e uma perspetiva positiva. Salvo alterações significativas nas condições externas e internas, não se espera que Macau enfrente uma recessão económica cíclica e prevê-se que mantenha o seu ritmo de recuperação.
O DSEC fornecerá dados do PIB ao público de forma mais célere, divulgando os dados preliminares aproximadamente 30 dias após o final de cada trimestre de referência, começando com o primeiro trimestre de 2025. Os dados revistos serão divulgados posteriormente.