
Inteligência Artificial na Educação “O Robô e Eu”. Organizado pelo IPOR em parceria com o Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong e com o apoio do Galaxy Entertainment Group, o evento, criado em 2021, celebra sua quinta edição, direcionada prioritariamente a crianças, jovens e a comunidade educativa.
Baseado no conceito dos “três L’s”: língua, livro e leitura, o festival apresenta dois programas – um aberto ao público e outro direcionado às escolas – que abrangem uma variedade de atividades, como música, artes performativas, oficinas para pais e filhos, sessões de leitura e lançamentos de livros.
O tema “Inteligência Artificial na Educação” propõe uma reflexão sobre a introdução das novas tecnologias no ensino e no cotidiano das crianças, num contexto de mudanças na forma como interagimos, comunicamos e aprendemos.
Em resposta à crescente influência da IA na sociedade, e alinhado com as recomendações do Guia da UNESCO para a Inteligência Artificial generativa na educação e investigação, o programa busca sensibilizar a comunidade de Macau para os desafios e oportunidades que a tecnologia apresenta.
A programação inclui oficinas artísticas, conferências, exposições e eventos que exploram criativamente o tema, além da apresentação de novas publicações de autores dos países de língua portuguesa, em português e chinês.
Dentre os destaques, encontra-se o lançamento bilingue do livro “O peso das palavras”, da autora e compositora Luísa Sobral, que inclui oficinas em escolas e um concerto no dia 6 de abril.
Também serão apresentados o livro “A Semente do Amor”, de Joana Morgado Bento, que aborda a parentalidade positiva, e “Era Uma Vez… A Minha Língua”, lançado através de um teatro de sombras.
Ademais, o festival celebrará os 100 anos da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau com o lançamento do livro infantil “A Aventurosa Viagem do Pátria – de Portugal a Macau em avião (1924)”.
O evento contará com oficinas criativas conduzidas por Catarina Mesquita, sessões de meditação com a instrutora de yoga Ana Júlia Sampaio e uma formação em literacia digital, a cargo de Adelina Moura.
Uma conferência pública sobre “Inteligência Artificial na Educação” está agendada para 16 de abril, reunindo especialistas que discutirão os benefícios e desafios do uso da IA no ambiente educacional.
Ainda, o festival reserva duas performances teatrais, atividades noturnas e a exposição “O Robô e Eu”, que promete envolver artistas e estudantes locais.
A entrada é gratuita, embora a inscrição seja necessária para algumas atividades. Para mais informações, contacte o IPOR através do e-mail: letras.companhia.ipor@gmail.com.