Se a alta gastronomia tem hoje em dia o protagonismo e pompa que a coloca como um dos principais objetos de desejo de grande parte das pessoas, muito deve à Andre e Edouard Michelin. No longínquo ano de 1900, foram esses dois irmãos – que geriam uma empresa de pneus – os responsáveis por criar um guia que premiasse os melhores restaurantes da França.
Na noite desta terça-feira, 125 anos depois da criação do guia, foi realizada a segunda edição da Gala do Guia Michelin exclusiva para restaurantes portugueses. Em cerimónia efetivada no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, mais oito restaurantes portugueses alcançaram a tão sonhada Estrela Michelin, maior galardão da gastronomia, com destaque para o Marlene, de Marlene Vieira, em Lisboa uma das mais ovacionadas da noite e segunda chef mulher a ser distinguida com o prémio em Portugal em quase um século.
Antes de Vieira, apenas Maria Alice Marto havia atingido tal feito. Tanto em 1993 como em 1996, foi através das suas mãos que o seu Ti’ Alice, em Fátima, alcançou o galardão.
Leia mais em Diário de Notícias