Início » Má gestão do ensino público contribui para falta de professores: 40% das escolas têm menos de 15 alunos

Má gestão do ensino público contribui para falta de professores: 40% das escolas têm menos de 15 alunos

Um estudo realizado pelo Edulog - Fundação Belmiro de Azevedo indica várias razões para o défice de docentes nas escolas públicas, desde logo, a criação de turmas muito pequenas. À TSF, David Justino sublinha que há decisões do lado da oferta educativa que contribuem para a escassez de professores

A gestão ineficiente das escolas públicas contribui para a falta de professores. A conclusão é de um estudo do Edulog – Fundação Belmiro de Azevedo, divulgado esta terça-feira. A investigação aponta várias razões para o défice de docentes no ensino público, desde logo, a criação de turmas com menos de 15 alunos, ou seja, demasiado pequenas.

Segundo os dados divulgados, cerca de 40% das escolas em Portugal têm menos de 15 alunos e 26% têm menos de dez estudantes. No ensino secundário, o Edulog alerta que o cenário é ainda mais alarmante, com cerca de 50% das ofertas de cursos profissionais das escolas públicas a registarem menos de 15 alunos.

Nos últimos dez anos, o sistema de ensino perdeu cerca de 117 mil alunos e ganhou mais de nove mil docentes, criando desequilíbrios na proporção entre o número de alunos matriculados e o número de docentes do ensino público.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!