Apuração parcial projeta a vitória do conservador Friedrich Merz, de direita moderada, na eleição parlamentar da Alemanha, neste domingo (23), assim como a ascensão da AfD, o partido de extrema direita. Com 250 dos 299 distritos contabilizados, a CDU de Merz alcança 28,7% dos votos, em linha com as últimas pesquisas, contra 20,9% da legenda populista.
É o melhor resultado da extrema direita em 90 anos, ou desde a era nazista, que arrastou a Alemanha para a Segunda Guerra Mundial. Com o dobro de votos do pleito de 2021, confirma a onda de populismo que já prevalece em diversos países da União Europeia, como Itália, Holanda, Hungria e Áustria, mas que alcança novo patamar com uma presença forte da AfD no Bundestag, o Parlamento alemão.
“É um grande dia para a Alemanha”, escreveu em rede social o presidente americano, Donald Trump, reiterando a dimensão internacional que o pleito ganhou. Alice Weidel, líder e candidata a primeira-ministra pela sigla, afirmou que está “pronta para participar do governo”.
Leia mais em Folha de S.Paulo