Segundo meios de comunicação de Taiwan, as vítimas deste acidente incluem uma família de sete turistas de Macau. Entre eles, uma mulher de 58 anos, de apelido Lu, e um homem faleceram, com os restantes elementos da família a ter sofrido ferimentos de gravidade variada. Uma menina de 2 anos, está gravemente ferida e atualmente entubada.
A explosão ocorreu no 12.º andar do edifício de um centro comercial Shin Kong Mitsukoshi, onde se localiza o restaurante. A parede exterior deste andar foi completamente destruída, e a parede exterior do 11.º andar também foi danificada. A investigação preliminar indica que, no momento do acidente, decorriam obras de renovação e suspeita-se que a explosão tenha sido causada por uma fuga de gás durante a substituição de uma botija de gás no restaurante.
O centro comercial já anunciou a suspensão das atividades e está a cooperar com as autoridades relevantes na investigação. Até ao momento, o acidente já causou 4 mortes, 6 pessoas em paragem cardiorrespiratória antes de chegarem ao hospital, duas pessoas presas num elevador, e 8 feridos transportados para o hospital, enquanto outros com ferimentos leves procuraram atendimento médico por conta própria.
As autoridades relevantes já iniciaram uma investigação aprofundada para esclarecer as causas do acidente e apelam ao público para evitar a área do incidente. Além disso, a Direção de Turismo de Macau (DST) emitiu um comunicado às duas da tarde, expressando grande preocupação com a suspeita de explosão de gás num centro comercial em Taichung, na região de Taiwan.
A DST indicou que recebeu notificações de vítimas e feridos entre residentes de Macau e, de acordo com informações preliminares, há atualmente 2 residentes de Macau mortos e 1 gravemente ferido, sendo que os detalhes específicos ainda precisam de ser confirmados.
O departamento afirmou que está altamente atento ao incidente, expressou as suas profundas condolências às famílias dos falecidos, e está em contacto com as famílias para fornecer a assistência adequada.