Song Man Lei tem exercido temporariamente esta função desde que o atual Chefe do Executivo eleito, Sam Hou Fai, renunciou ao cargo de Presidente do TUI no final de agosto para se candidatar.
Segundo informações públicas, Song Man Lei é licenciada em Direito pela Universidade de Pequim, onde obteve um mestrado, e estudou posteriormente língua portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal. Continuou os seus estudos em Direito na Universidade de Macau e participou na formação do Centro de Formação de Magistrados de Macau.
Desde setembro de 1996, Song Minli tem exercido funções como procuradora nas Procuradorias da RAEM Em março de 2000, foi promovida a procuradora-adjunta e trabalhou nas delegações da Procuradoria no TUI e no Tribunal de Segunda Instância. Ocupou a posição de primeira procuradora-adjunta, representando a Procuradoria em processos judiciais no TUI e no TSI.
Song Man Lei foi nomeada juíza do TUI a 1 de janeiro de 2012, com base na recomendação da Comissão Independente de Nomeação de Juízes, e foi designada em fevereiro de 2019 Presidente da Comissão de Gestão das Eleições do Chefe do Executivo. Nesse ano, também assumiu o cargo de Presidente da Comissão de Gestão das Eleições do Chefe do Executivo.