Em entrevista à agência Lusa, a professora Maria Augusta Vieira-Coelho – que assinou com outros investigadoras da FMUP um estudo publicado em agosto no jornal oficial da European Psychiatric Association [Associação Psiquiátrica Europeia] – frisou a ideia de que “os medicamentos são seguros, mas demoram um tempo a atuar”.
“A população tem de perceber que vale a pena tratar a depressão e que os medicamentos são eficazes, mas demoram um tempo a atuar. E, durante esse tempo, os doentes devem ter um acompanhamento muito próximo, especialmente quanto mais jovem é o doente”, referiu a docente.
No Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala hoje, Maria Augusta Vieira-Coelho recorda um alerta que a Food and Drug Administration (FDA), a equivalente americana à Agência Europeia do Medicamento, fez em 2004 que relacionava os antidepressivos com o suicídio, algo que se veio a revelar “contraproducente”.
Leia mais em TSF