Início » Modelos de IA chineses ligeiramente atrás dos americanos

Modelos de IA chineses ligeiramente atrás dos americanos

Modelos de inteligência artificial chineses estão atrasados face aos norte-americanos. Pelo menos seis meses atrás, segundo Kai-Fu Lee, ex-dirigente da Google na China. Porém, em 2025 tudo pode mudar

Plataforma

Modelos de inteligência artificial chineses estão seis meses atrás dos sistemas produzidos por empresas norte-americanas, segundo o especialista Kai-Fu Lee.

De acordo com o ex-dirigente da Google China, os modelos chineses menos avançados podem até estar cerca de 15 meses atrás dos seus homólogos americanos.

Porém, a China pode encurtar a distância para os EUA nessa corrida, já que o custo de treinar um modelo de IA caiu significativamente. “Prevejo que, no início do próximo ano, os aplicativos de IA proliferarão na China muito mais rápido do que nos EUA”, diz Kai-Fu Lee.

Grandes empresas chinesas, como a Alibaba e a Tencent, lançaram seus modelos de IA e produtos comerciais. Essas empresas e outros investidores também apoiaram várias startups de IA.

Os modelos de linguagem de inteligência artificial são compostos por uma rede neural com uma série de parâmetros, treinados por enormes quantidades de dados. Estes modelos podem processar e produzir texto, imagens e vídeos.

O especialista é autor de “Inteligência Artificial”, um dos livros fundamentais sobre o tema. É também o fundador da startup 01.AI e da empresa de capital de risco Sinovation Ventures.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!