“É uma enorme honra e responsabilidade poder contar com o apoio do Centro Regional para a Ásia e o Pacífico da UNCITRAL. Esse apoio promoverá ainda mais o desenvolvimento da arbitragem nos Países de Língua Portuguesa, alinhado com as recomendações e o apoio da UNCITRAL”, apontou Bruno Nunes, Presidente da Direção da Associação Lusófona de Arbitragem e Mediação (ALAM).
O 1.º Congresso Lusófono de Arbitragem, organizado pela ALAM, reunirá oradores de todos os Países de Língua Portuguesa, Macau, China e Hong Kong entre 10 e 12 de outubro, indicando como objetivo ‘explorar e fazer avançar o panorama da arbitragem no mundo lusófono’.
A ALAM é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Macau (China), com o objetivo de promover a resolução de litígios transfronteiriços por meio de mediação ou arbitragem entre partes pertencentes a qualquer uma das jurisdições lusófonas, ou entre partes pertencentes e não pertencentes a essas jurisdições.
Entretanto, a UNCITRAL é órgão subsidiário da Assembleia Geral da ONU responsável por ajudar a facilitar o comércio e o investimento internacional. A ALAM descreveu ‘este apoio institucional’ como um marco importante para o desenvolvimento da arbitragem nos países de língua portuguesa.