Início Manchete Riqueza dos políticos portugueses estará online

Riqueza dos políticos portugueses estará online

Entidade para a Transparência quer pôr plataforma na net a tempo de eleições. Associação anticorrupção pede política de dados “aberta”.

A Entidade para a Transparência está a fazer “todos os esforços” para pôr a funcionar, até às eleições legislativas, a plataforma de consulta online das declarações de rendimentos e património dos políticos e titulares de altos cargos públicos, garantiu ao JN. Já a líder da Associação Transparência e Integridade, Margarida Mano, admite que este instrumento tem “grande potencial para melhorar o escrutínio”, desde que cumpra duas condições: adote “uma política de dados aberta” e se articule com outras plataformas. Parte do registo de interesses – como as atividades profissionais – passará a estar em acesso público na net, mas os rendimentos e o património só poderão ser consultados a pedido. A solicitação pode ser feita por qualquer cidadão e a consulta será à distância.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!