O mundo pode ver seu primeiro trilionário mais cedo do que se imagina. Em uma avaliação anual das desigualdades globais publicada no início desta semana, a Oxfam International disse que o primeiro trilionário poderia surgir na próxima década, à medida que a organização de combate à pobreza aponta para o aumento da lacuna de riqueza que disparou globalmente durante a pandemia.
A Oxfam destacou como as fortunas pessoais das cinco pessoas mais ricas do mundo — Elon Musk, CEO da Tesla; Bernard Arnault e sua família da empresa de luxo LVMH; Jeff Bezos, fundador da Amazon; Larry Ellison, fundador da Oracle; e o guru de investimentos Warren Buffett — mais que dobraram desde 2020.
Para medir esse aumento, a Oxfam utilizou os patrimônios líquidos da lista de bilionários em tempo real da Forbes até março de 2020 e o final de novembro de 2023. Tais listas flutuam ao longo do tempo e até mesmo dentro de horas — então, enquanto Buffett, por exemplo, era a quinta pessoa mais rica em novembro, ele ficou em sétimo lugar de acordo com as classificações da Forbes na quarta-feira, 16.
Leia mais em Istoé