Xi pede todos os esforços na busca, no resgate e no trabalho de alívio após terramoto de magnitude 6,2

O presidente, Xi Jinping, pediu todos os esforços de busca e resgate e providências adequadas para que as pessoas afetadas consigam garantir a segurança de suas vidas e propriedades depois que um terremoto de magnitude 6,2 atingiu o distrito de Jishishan, na Província de Gansu, noroeste da China, à meia-noite de segunda-feira.

por Gonçalo Lopes

Até o momento, o terramoto causou 105 mortos na Província de Gansu e 11 mortos na Província de Qinghai, e danificou algumas infraestruturas, como água, eletricidade, transporte e comunicações.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, pediu que as autoridades locais resgatem e tratem as pessoas feridas em tempo hábil para minimizar as vítimas e monitorem de perto a situação do terremoto e as mudanças do tempo para evitar desastres secundários.

Ele também pediu a alocação de suprimentos de socorro para as regiões afetadas o mais rápido possível, o reparo da infraestrutura danificada, como eletricidade, comunicações, transporte e aquecimento, e a acomodação adequada das pessoas afetadas para garantir suas necessidades básicas de vida.

Foi solicitado que o Conselho de Estado envie um grupo de trabalho às áreas afetadas pelo desastre para orientar o trabalho de socorro do terremoto. O Exército de Libertação Popular e a Força de Polícia Armada do Povo da China devem cooperar ativamente com os governos locais para realizar o resgate de emergência e o alívio de desastres, e fazer o máximo para garantir a segurança da vida e da propriedade das pessoas.

O primeiro-ministro Li Qiang também deu instruções, pedindo todos os esforços para resgatar os presos e tratar os feridos a fim de minimizar o número de vítimas.

O Conselho de Estado enviou um grupo de trabalho às regiões afetadas para ajudar a orientar os trabalhos de alívio. As províncias de Gansu e Qinghai organizaram o apoio de socorro com a alocação imediata de suprimentos de alívio, como acampamentos e camas dobráveis, para as áreas afetadas.

O trabalho de alívio pós-terremoto está sendo realizado de forma ordenada.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!