Início » Escalada EUA-China não vai parar, diz autor de ‘A Guerra dos Chips’

Escalada EUA-China não vai parar, diz autor de ‘A Guerra dos Chips’

Folha de S.Paulo

Para Chris Miller, a partir de 2027 o conflito poderá se tornar militar, na disputa por Taiwan, com risco de ‘uso nuclear’

Chris Miller, 37, não escondeu seu fascínio ao iniciar uma conversa em março com Morris Chang (ou Zhang Zhongmou), que acaba de completar 93 anos, no lançamento de “A Guerra dos Chips” em Taipé.

O fascínio não diminuiu nem quando o fundador do gigante TSMC, nascido na China continental e formado nos Estados Unidos, saiu falando: “Concordo completamente com este livro, mas poderia haver algumas correções”. Estendeu-se sobre o papel de Li Guoding, político que bancou o apoio estatal à TSMC.

Conversaram por meia hora, até Chang terminar com um elogio ao livro, por mostrar a ubiquidade dos chips hoje, mas acrescentando que, “após Miller escrever, o jogo todo mudou de novo”. A obra saiu nos EUA em 4 de outubro de 2022 e, três dias depois, Joe Biden impôs controles na exportação para a China.

Era o conflito aberto que Miller havia delineado. O livro, uma história dos chips, saiu em maio no Brasil (Globo Livros, 480 págs.). A conversa com a Folha coincidiu com a resposta da China, oito meses após a “surpresa de outubro”, impondo controle na exportação de minérios essenciais para produzir chips. Miller diz que a escalada não vai parar e arrisca um conflito militar entre EUA e China para 2027.

O sr. poderia descrever como sua perspectiva sobre Chang mudou enquanto trabalhava no livro e recentemente, nesse diálogo público em Taipé?
Chang é um dos empresários mais subestimados do século passado. Cada leitor do seu jornal depende todos os dias dos chips que a empresa dele produz. Ele é o fabricante mais importante do nosso tempo. No entanto, como os chips feitos pela TSMC estão enterrados profundamente em nossos celulares, carros e computadores, quase ninguém fora de Taiwan ouviu falar dele.

 Leia mais em: Folha de S.Paulo

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!