Encontro com opositores e membros da ditadura e outras lideranças globais ocorreu durante cúpula UE-Celac
Ao participar de uma reunião para discutir as eleições na Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda (17) que a solução dos problemas do país deve partir da própria população.
A declaração, reportada inicialmente pelo jornal O Globo e confirmada pela Folha, foi feita em Bruxelas, em encontro com nomes do governo e da oposição venezuelana —a primeira do tipo de que o Brasil participa.
Além deles, estavam presentes os líderes de França, Colômbia e Argentina —respectivamente, Emmanuel Macron, Gustavo Petro e Alberto Fernández—, além do chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell. Representando a Venezuela estavam a número 2 do regime, Delcy Rodríguez, e o ex-deputado Gerardo Blyde, principal negociador da oposição. O ditador Nicolás Maduro não viajou à Bélgica.
Leia mais em: Folha de S.Paulo