Início » TeleTrade: Walmart e Chip Makers equilibram o declínio da Apple

TeleTrade: Walmart e Chip Makers equilibram o declínio da Apple

Ilya Frolov*

O desempenho do mercado parece uma caravana de imagens em câmara lenta após o longo fim-de-semana da Páscoa, que terminou na segunda-feira. Outra razão para complacência é uma escassez crítica de novos fundamentos combinados com as reacções dos banqueiros centrais à medida que acompanham as últimas actualizações sobre preços e dados de emprego. A multidão investidora provavelmente sente que nem um crescimento moderado dos salários nos EUA contra um contexto bastante alegre de salários não agrícolas na sexta-feira passada, nem os preços ao consumidor a 12 de Abril, servirão como uma espécie de sinal de mudança para a decisão da Reserva Federal (Fed) no início de Maio.

De acordo com o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), todos os três principais índices de Wall Street permanecem dentro dos intervalos limitados por vários décimos de por cento, com o amplo barómetro de mercado S&P 500 a abanar em torno do nível magnético de 4.100. Os movimentos locais muito limitados de stocks individuais podem destacar-se em determinados momentos, mas é pouco provável que sejam capazes de alterar a aparência em geral.

As acções da Apple perderam mais de 1,6% no início da semana, uma vez que os envios MacBook terão diminuído 40,5% no primeiro trimestre, o que é pior do que os principais rivais, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A quota da Apple no mercado mundial de PCs caiu entre o 1º trimestre de 2022 e o 1º trimestre de 2023, de 8,6% para 7,2%, afectada por “uma contracção mais ampla da procura por parte dos consumidores” e por elevados inventários. Contudo, todos os cinco grandes fabricantes de computadores, incluindo a Apple, ASUS, Dell, HP, e Lenovo, enfrentaram quedas de dois dígitos nos seus envios após o boom pandémico da actividade de trabalho online.

“Os resultados preliminares também representaram um coda para a era da procura impulsionada pela COVID e pelo menos um regresso temporário aos padrões pré-COVID”, comentou a empresa de pesquisa de mercado IDC acrescentando que não foi totalmente inesperado. O director financeiro da Apple, Luca Maestri, disse também anteriormente que a Apple estimou as suas futuras diminuições de dois dígitos nas vendas de Mac e algumas séries de iPad, após o segmento MacBook ter perdido mais de 28% ano após ano em receitas durante o geralmente bem sucedido trimestre de Natal. O ambiente macroeconómico “desafiante” à escala global pode afectar até mesmo iPhones e Apple Watches, o CEO da gigante empresa, Tim Cook, também notou muito antes de agora.

O espectro de uma potencial recessão dos lucros empresariais em meados do ano está a assombrar tenazmente mercados mais amplos mesmo que se atreva a ameaçar os gigantes da tecnologia, mas a comunidade de investimento não é propensa a tirar conclusões precipitadas até à publicação de relatórios trimestrais, acredita o analista da TeleTrade. Vários bancos globais com raízes americanas começarão a publicar estes relatórios esta semana. Uma melhoria temporária das acções em chip, como o Micron, mais os produtos de consumo básicos podem ajudar a equilibrar o mercado até lá. A cadeia de lojas de desconto Walmart atingiu um recorde de 19,3 milhões de sócios do seu clube de fidelização, o que equivale a uma penetração doméstica de 15% nos EUA, enquanto o ritmo de crescimento do número de sócios acelerou, de acordo com a última sondagem da Morgan Stanley Consumer Pulse. Isto pode ser muito bom para o stock do Walmart, mas o apelo maciço a lojas com uma média baixa pode ser outro sinal de um declínio económico mais geral.

Renúncia de responsabilidade:
As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se apenas a fins informativos e educativos, não se destinam a servir de oferta ou solicitação para a compra ou venda de qualquer instrumento financeiro e não representam uma recomendação ou conselho de investimento por parte da TeleTrade. O conteúdo fornecido é genérico sem ter em conta objectivos individuais de investimento ou situação financeira. O material publicado não foi preparado de acordo com os requisitos legais destinados a promover a independência dos estudos de investimento e não está sujeito a qualquer proibição de negociação antes da divulgação dos estudos de investimento. A confiança indiscriminada em material ilustrativo ou informativo pode conduzir a perdas. O desempenho passado ou simulado no passado não é um indicador fiável de resultados futuros e os indicadores de previsão não são um guia fiável para o desempenho futuro.

Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade*

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!