Início Manchete António Guterres chegou a Kiev para falar com Zelensky sobre cereais

António Guterres chegou a Kiev para falar com Zelensky sobre cereais

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje a Kiev onde vai reunir-se com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para abordar a renovação do acordo de exportação de cereais.

“O secretário-geral [da ONU] está em Kiev. Mais logo vai encontrar-se com Volodymyr Zelensky para falar sobre a Iniciativa Cereais no Mar Negro (Black Sea Grain Initiative) (…), assim como [sobre] outros assuntos pertinentes”, adiantou o gabinete de António Guterres numa mensagem difundida através da rede social Twitter.

Trata-se da terceira visita que Guterres realiza à Ucrânia desde a nova invasão da Rússia iniciada no ano passado. Esta prolonga-se até quinta-feira.

Fontes ucranianas assinalaram na terça-feira que as negociações para ampliar o pacto já tinham começado “mas não diretamente com a Rússia”.

A Ucrânia já tinha demonstrado anteriormente abertura e intenção para estender o acordo “pelo menos durante mais um ano” para garantir a estabilidade de exportadores e importadores e conseguir a inclusão do porto da cidade de Mikolaiv.

O acordo alcançado em julho de 2022 entre Moscovo e Kiev sobre a exportação de cereais termina no próximo dia 18 de março, conforme ficou estabelecido, mas as Nações Unidas insistem no prolongamento do prazo para garantir a segurança alimentar mundial.

A ONU estima que já foi alcançada em três portos ucranianos a exportação de 23 milhões de toneladas de mercadoria, com um fluxo praticamente constante de entradas e saídas de navios.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!