Início » Executivo de Angola aprova financiamento de projectos sustentáveis

Executivo de Angola aprova financiamento de projectos sustentáveis

Em declarações à imprensa, no final da reunião, a ministra das Finanças, Vera Daves, referiu que existe um conjunto de recursos financeiros que o país não tem podido aceder por não dispor de um quadro operacional para o financiamento sustentável.

A ministra falou da existência de um conjunto de agências e instituições internacionais que manifestam, cada vez mais, interesse em financiar projectos sustentáveis no país, com impacto social e ambiental, no quadro da sua contribuição com vista ao alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Referiu que por Angola não ter tido “foco específico”, na tipologia de projecto que pretende financiar, bate à porta de instituições financeiras multilaterais e bilaterais para obter financiamentos sustentáveis.

Recomendou, por isso, trabalho conjunto entre os Ministérios das Finanças, da Economia e Planeamento e vários outros departamentos ministeriais, para sob coordenação do ministro de Estado para a Coordenação Económica serem identificados os projectos elegíveis para financiamentos sustentáveis, e salvaguardar no futuro que os projectos tenham medidores de impacto relativamente à sua escolha e acompanhamento.

Para garantir financiamentos, a ministra das Finanças referiu que os doadores exigem obediência a critérios, solicitando informações de acompanhamento e relatórios de impacto antes, no decurso e na conclusão dos projectos.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!