Início » Casarões vazios criam vila fantasma após chuva em São Sebastião no Brasil

Casarões vazios criam vila fantasma após chuva em São Sebastião no Brasil

Quem chega de barco à praia de Barra do Sahy, em São Sebastião, avista os casarões nos topos dos dois morros que cercam a pequena baía. Em tempos normais, mansões à beira dos precipícios já chamariam a atenção, mas a paisagem passou a impressionar mais após as chuvas extremas que provocaram deslizamentos pelo litoral norte de São Paulo. Com parte da terra abaixo das casas tendo cedido, esses imóveis parecem desafiar a gravidade. Alguns despencaram morro abaixo.

A Folha subiu até o topo de uma das encostas nesta quinta-feira (23). O morro do Fabinho está do lado direito da praia, quando observado a partir do mar. O acesso é por uma ponte de madeira sobre a desembocadura que leva o rio Sahy para o mar. A estrutura de madeira está envergada. É preciso certo equilíbrio para passar.

Do outro lado, a fachada branca com detalhes azuis da capela Nossa Senhora de Santana parece ser a única coisa intacta. O caminho estreito que dá acesso aos casarões pé na areia, os mais valorizados, tem uma camada de lama que torna impossível andar sem enterrar o pé. Descuidos podem fazer quem tenta passar afundar bem mais.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!